29 de jul. de 2010

O Bloco*


Grêmio Recreativo, Cultural, Bloco Carnavalesco Unidos do Pé Grande
Fundado em 03/03/1983.
Cores: Azul, Vermelho, Verde e Branco.

Tudo começou em 1979, os meninos da bateria ensaiavam na rua e na época do carnaval, saiam desfilando pelas ruas do bairro de Americanópolis, e ia muita gente acompanhando, tinha ate bandeira emprestada por um time de futebol da região, por que não tínhamos nenhuma.
           
Passávamos pela Avenida Cupecê, Rua Franca, Avenida Yervant, Rua Santo Afonso, entre outras, era uma confusão muito comportada, mas era muito bom!
           
O primeiro Samba enredo foi feito pelo “Fran” e o nome do samba era “O que vem lá”, e a letra era a seguinte:

O quem vem lá , ôôô
Pé grande na avenida,que esplendor!
O samba vai começar
Que alegria meu povão, é sair na passarela, passarela
Com muito amor no coração, sem ninguém ficar naquela
    
Com Zé Pretinho, com Fran e o Siqueira
Vamos pro samba começar a brincadeira, olha ai               BIS
É carnaval, é festa popular
Agita a moçada e vamos comemorar.

Foi muito legal esse samba, um sucesso, todos logo aprenderam a cantar, os desfiles se tornaram uma tradição no bairro de Americanópolis.

As pessoas iam como queriam, algumas fantasiadas, outras não, enfim tudo muito espontâneo.

O pessoal então passou a tentar fazer a inscrição do bloco na UESP, para desfilar na avenida oficialmente. Foi difícil, mas conseguimos e assim no dia 4 de janeiro de 1991 o bloco passou a ser conhecido como “UNIDOS DO PÉ GRANDE”, ironizando o tamanho dos pés dos meninos da bateria. O primeiro desfile foi dia 10 de fevereiro de 1991, no bairro do Ipiranga, com grande emoção e muita garra.
            
Carro abre-alas Carnaval 1991 – Primeiro desfile no Carnaval oficial de São Paulo



Quando acabou o desfile, todos se abraçaram e choraram, era o sonho se realizando, a partir desse momento o bloco passou a desfilar todo ano sendo campeão varias vezes.

Os ensaios atualmente estão feitos na praça do Jd. Miriam, pois continuamos sem quadra.
           
No carnaval de 2005, o Bloco desfilou com 400 integrantes, o tema enredo foi “Festas do Nordeste” que retratava a cultura e o folclore nordestino.

Ala dos cangaceiros Carnaval 2005 - Tema: Festas do Nordeste – Desfile em que o Bloco foi Vice-campeão, indo para o grupo especial

Com esse desfile o Bloco sagrou-se vice-campeão do grupo 1, subindo assim para o grupo especial de Blocos do Carnaval Paulistano, com isso aumentaremos o numero de integrantes, o tamanho do Bloco e a responsabilidades de defender a cultura popular brasileira e o nosso samba.
           
O livro “Suor, Amor e Samba “ é uma forma de não deixar que se perca tudo que passamos, tudo o que lutamos para chegar onde estamos agora e também para que a historia fique para os novos que estão chegando agora.

Bateria: Jovens que desenvolvem a arte da percussão –  Carnaval 2001
Tema: Homenagem a Tia Ciata, matriarca do Samba Brasileiro


*Dona Neusa em "Seu livro Suor, Amor e Samba"

Um comentário:

Anônimo disse...

NOVO PLANO NEXTEL CLUB 60 NEW: RÁDIO ILIMITADO + 60 MIN LOCAIS + WAP ILIMITADO = R$77,00 POR MÊS, SÓ PESSOA FÍSICA, INTERESSADOS ENVIE: CPF,RG,DATA DE NASCIMENTO E CEP PARA nextel.seumundo.agora@hotmail.com, sujeito a análise de crédito