29 de jul. de 2010

Maracatu - Carnaval 1998

Autora: Tereza Santos

Oriente Pequeno, Oriente Grande, Cambinda Nova, Estrela Brilhante, Cambinda Velha, Porto Rico, Sol Nascente, Leão Coroado.

Elefante: Onde estão as Calungas e a rosa Aluanda.

É o Maracatu que chegou. É o ciclo de festa tempo de carnaval, quando as pessoas se transformam em personagens, usando máscaras, fantasias, exibindo alegria, deixando a dança tomar conta do corpo.

Maracatu. Nascidos na devoção de Nossa Senhora do Rosário e na dignidade de Xangô. Religiosidade e festa de rua fazem os desfiles de rei e rainha, de dama do paço, de damas buquê, lanceiros, porta-lanterna, baianas, dama da corte, carregadores de pálio, de batuqueiros, porta-estandartes que formam as cortes africanas.

Origem? A festa da coroação do Rei Congo, de etnia banto que os escravos trouxeram para o Brasil, aqui já vivencialmente afro-pernambucano, nordestino, tropical e por tudo isso de feição nacional.

"Meu Maracatu
É da Coroa Imperial"

É de Império, é de Reino, de Rei, de Rainha, a Nzinga Moandi, Rainha de Matamba, de Angola que reuniu todas as etnias e se erguei contra os portugueses com todo vigor buscando a liberdade do seu povo, e hoje tem a figura reverenciada na personagem da Rainha do Maracatu.

Em seus desfiles em estruturas de cortejos reais estão ainda vivo o ideal da liberdade, e São Paulo de Luanda em Angola, fixou-se no sonho de Aruanda - a terra prometida no desejo de retorno à África, de chegar além-mar. Por isto a tradição faz os desfiles prestar homenagem às águas, como se dançassem, contassem e tocassem para se fazer ouvir por Iemanjá e Oxum, as águas, ou os ventos e reaios de Insã e Xangô, e por isto cantam:

"Eu vou pra Luanda
Buscar miçanga
Pra Saramurá"

Assim um fio se liga ao passado africano, confirmando com o hoje brasileiro, numa composição hibridadas duas terras.







COMPOSITORES: PAULINHO IMPRENSA/ ROBERTINHO DA TIJUCA

VOU PRA LUANDA BUSCAR MIÇANGA
PRA SARAMURÁ
PEÇO LICENÇA A XANGÔ
PEÇO A BENÇÃO DE YANSÃ, DE OXUM E YEMANJÁ

NA MINHA TERRA EU FUI REI
QUEM FOI REI NUNCA PERDE A MAJESTADE
O MEU BLOCO É O PÉ GRANDE
FAZENDO FESTA PELAS RUAS DA CIDADE

MARACATU É DANÇA, É CANTO
ENCANTO E MAGIA
É CARNAVAL, ME DÊ UM BEIJO
VEM COMIGO PRA FOLIA

SACODE O CORPO PRA LÁ E PRA CÁ
BEM NA CADÊNCIA DA BATERIA
O CORAÇÃO, É EXPLOSÃO
DE ALEGRIA.

Nenhum comentário: